O melhor conteudo da Internet a um simples click

.Categorias

. imagens humor(22)

. ciências exactas(15)

. videos humor(14)

. anedotas(11)

. outros(9)

. artigos cientificos(6)

. ciências ocultas(5)

. ilusoes de optica(5)

. video desporto(5)

. videos(4)

. entretinimento(3)

. outros videos(3)

. videos acidentes(3)

. desafios\quebra cabeças(2)

. montagens photoshop(2)

. noticias(2)

. teoria da conspiraçao(2)

. cinema(1)

. frases e pensamentos(1)

. ilusões de óptica(1)

. imagens acidentes(1)

. jogos(1)

. todas as tags

Domingo, 6 de Janeiro de 2008

Onde estão as pestanas e sobrancelhas de Mona Lisa?



Os mistérios em torno do famoso quadro de Mona Lisa não começam no rosto, nem acabam nas teorias da identidade da figura central. Um investigador francês encontrou novos pormenores na obra-prima de Da Vinci.


Pascal Cotte, inventor e engenheiro francês, há muito que ambicionava desvendar um dos muitos mistérios em torno do quadro Mona Lisa.

Citado pela CNN, o perito afirma ter agora a prova cabal de que o quadro pintado por Leonardo Da Vinci incluia inicialmente pestanas e sobrancelhas.

A partir de um exame minucioso com uma câmara de alta-definição inventada pelo próprio, conseguiu examinar até 240 milhões de pixéis, recorrendo a luzes ultravioletas e infravermelhos.

Quando ampliou a imagem - até 24 vezes - descobriu a prova de que necessitava - encontrou a única pincelada de um pêlo na sobrancelha esquerda. Segundo Cotte, esta é a prova de que Leonardo pintou pelo menos as sobrancelhas de Mona Lisa.
Mas, como estas desapareceram do quadro?

O investigador acredita que terá sido usado um pigmento na tinta que se desvaneceu com o tempo. Também defende a possibilidade de ter sido usado um metódo de limpeza menos próprio do quadro por um curador ou profissional de restauro.

Mas as características de expressão de Mona Lisa levaram o investigador francês a encontrar outros pormenores relevantes no quadro. Descobriu por exemplo que a mão esquerda foi pintada originalmente numa posição diferente da posição final.

Também a partir de um restauro virtual desta obra-prima da Renascença, Cotte conseguiu obter uma imagem do quadro sem as centenas de anos de envelhecimento.

O tom original da pele de Mona Lisa era mais rosado e o céu de fundo, por trás da figura, era de um azul intenso.

Já o enigmático sorriso, porventura um dos elementos mais marcantes na obra, era ligeiramente mais largo assim como o restante rosto. 
publicado por Hernani às 18:11
link do post | comentar | favorito

.Maio 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.links